Motivo de piada há décadas, a gasolina comum brasileira finalmente ficará um pouco melhor. Uma nova resolução da ANP, a Agência Nacional do Petróleo vai estabelecer novos parâmetros de qualidade para as gasolinas vendidas no PaÃs.
Entre eles, o combustÃvel teve a octanagem fixada em 92 RON a partir de 3 de agosto. A gasolina brasileira tinha octanagem medida em IAD, uma média entre os métodos RON e MON (veja mais abaixo). Até então, o nosso combustÃvel já tinha 92 RON, mas essa agora passa a ser a medida oficial.
Segundo a agência, isso significa que os motores dos carros fabricados no Brasil poderão ficar mais eficientes. A octanagem maior permite um trabalho mais fino na queima do combustÃvel, graças ao uso de taxas de compressão maiores nos motores.
Com isso, os propulsores podem ficar mais econômicos e limpos. A redução no consumo pode variar entre 4% e 6%, segundo a Petrobrás.
Embora ainda gere desconfiança, o combustÃvel regulamentado no paÃs já estava longe de ser propriamente ruim. O que muda agora é que há mais parâmetros para verificar sua qualidade.
Além da octanagem mÃnima fixada, a ANP também fixou a densidade da gasolina comum. A partir de agosto, o combustÃvel deverá ter densidade de 715 g/m³, ou um litro de gasolina deverá pesar 715 gramas.
Como a adulteração do combustÃvel altera essa conta, ficará mais fácil verificar a qualidade. Por isso, todos os postos deverão ter um medidor calibrado para atestar o número exigido pela ANP – como acontece com o etanol.
Com informações 4 Rodas