O mistério acabou. O Toyota Corolla Cross, SUV derivado do sedã médio mais vendido do Brasil, foi revelado na Tailândia.
Mas não se deixe enganar pela distância entre o Brasil e o paÃs asiático. O modelo já está com passaporte carimbado e terá produção nacional em 2021.
A plataforma é a TNGA-C, mesma arquitetura modular encontrada no próprio Corolla. E ainda que o design exterior seja bem diferente do sedã, basta ver o interior: é exatamente igual nos dois carros, com direito ao mesmo quadro de instrumentos digital.
As dimensões deixam mais claro com quem o Corolla Cross concorrerá no Brasil. Tem 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,62 m de largura e 2,64 m de entre eixos – 4 cm a menos que o sedã Corolla e exatamente a mesma medida de um Jeep Compass. O porta-malas tem 487 l de capacidade com kit de reparos ou 440 l quando com estepe de uso temporário.
O irmão maior RAV4, que parece inspirar algumas linhas do SUV Corolla, é baseado na plataforma TNGA-K e ainda maior: tem 4,60 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,68 m de altura e entre eixos de 2,69 m.
A lista de equipamentos do SUV para o mercado tailandês é mais farta que a do Corolla vendido no Brasil. Inclui frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e piloto automático adaptativo.
O modelo ainda tem seletor de modos de condução, central multimÃdia com tela de nove polegadas, sete airbags, ar-condicionado de duas zonas, farol alto automático, monitor de pontos cegos, câmeras com visão 360° e alerta de tráfego traseiro.
Versões mais baratas na Tailândia terão motor 1.8 de 142 cv que chegou a ser usado pelo Corolla no passado. Por aqui, será substituÃdo pelo 2.0 flex com injeção direta e 177 cv. Ele vem acoplado ao câmbio CVT com 10 marchas simuladas.
Mas a motorização que rouba as atenções é a hÃbrida, idêntica a usada pelo sedã médio nacional. Combina o motor 1.8 de ciclo Atkinson e 98 cv a motores elétricos integrados ao câmbio CVT, com mais 72 cv. A potência combinada é de 122 cv.