Um dos utilitários mais longevos da produção mundial, lançado em 1979 (leia história), o Mercedes-Benz Classe G vem revigorado para 2016. Toda a linha está mais potente (em até 16%) e mais econômica. A maior novidade é a adoção do novo motor V8 de 4,0 litros com dois turbos pelo G500, que passa a oferecer potência de 422 cv e torque de 62,2 m.kgf. No G350 D, o V6 turbodiesel de 3,0 litros passa de 211 para 245 cv e alcança o torque de 61,2 m.kgf. Nas versões Mercedes-AMG, o V8 biturbo de 5,5 litros do G63 agora produz 571 cv (aumento de 27 cv) e 77,5 m.kgf, enquanto o G65 atinge 630 cv (mais 18 cv) e 102 m.kgf com seu motor V12 de 6,0 litros.
Outras mudanças são recalibração da suspensão e do controle de estabilidade, sistema de amortecimento com controle eletrônico no G500 com modos Comfort e Sport, parada/partida automática para três das versões citadas (só o G65 a dispensa), retoques visuais (como para-choques e molduras de para-lamas), novo quadro de instrumentos. Inédita é a edição especial AMG Edition 463, oferecida para o G63 e o G65, com rodas de 21 polegadas, faixas laterais, bancos de couro Designo em dois tons, painel também bicolor e apliques em fibra de carbono no interior.